Como controlar o excesso de queda de pêlos em cachorros?

Uma curiosidade comum entre os tutores de cachorros é saber por que seus pets perdem tanto pêlo. Por isso neste artigo vou te contar de forma simples o motivo e como minimizar essa queda excessiva.

O primeiro ponto importante é saber que seu cachorro não está perdendo pêlo. Ele está trocando o pêlo. Pois se ele somente perdesse o pêlo, em um determinado momento ele ficaria sem pêlo algum e isso pode indicar alguma doença.

O Pêlo possui tempo de vida. E quando cumpre esse tempo ele é substituído por outro pêlo adequado a estação do ano.

Cachorros de pêlo curto como o Labrador, Rottweiler, Pitbull ou Picher tendem a trocar de pêlo entre 2 a 3 vezes ao ano, pois tem o ciclo de vida do pêlo mais breve.

Ao contrário de cachorros de pêlo longo que podem trocar de pêlos apenas uma vez no ano, pois tem o ciclo de vida do pêlo mais longo.

Grande parte dos tutores buscam soluções para cessar a queda de pêlos de seus cachorros. Mas, sabendo que essa é  uma reação natural de acordo com a troca de estação, oferecer à seu pet medicamentos não irá resolver e pode até fazer mal.

Mas, é claro, se você notar que a queda de pêlo está causando:

Grandes falhas no pêlo: não está trocando, está somente caindo e deixando buracos de pêlo.

Irritação com vermelhidão: ao passar a mão contrária ao sentido do pêlo, percebe-se a pele vermelha e com pequenas feridinhas.

Coceira excessiva: ao ficar sozinho seu cachorro chega a ficar cansado de se coçar por todo o corpo.

Em todos esses casos será necessário uma consulta ao veterinário para identificar e combater a causa.

E posso dizer que as causas podem ser muitas. As mais comuns para queda de pêlo excessiva que caracterizam indícios de alguma doença podem ser provenientes:

Da alimentação

Do ambiente

Do estresse

De vitaminas

Doenças hereditárias

Problemas hormonais

Então, se perceber algum desses comportamentos ou sintomas leve ao veterinário.

Você pode também realizar um dos cursos de auxiliar veterinário que disponibilizamos em nosso site, assim conseguirá identificar e prevenir possíveis problemas nos pets da família. E quem sabe tornar-se um profissional do segmento que mais cresce.

Mas, se quando você passa a mão no seu cãozinho e sempre vem pêlos juntos sem apresentar nenhum dos sintomas acima então podemos perceber que é a queda natural que acontece durante as trocas de estação, pois o pêlo mais grosso e longo que protege seu cachorro no inverno cai e é substituído por um pêlo mais fino e curto que ajuda a refrigerar no verão.

Cadastre-se e acesse nossa Revista Play Pet Digital

Fique atualizado sobre as novidades do mundo pet e todos os serviços a sua disposição.

Eu Aceito as Políticas de Privacidade.

Uma dica valiosa e muito simples vai te ajudar a amenizar a troca de pêlo e passar por este período com muito mais tranquilidade:

Escove seu cachorro regularmente

A escovação do pêlo com a escova adequada ao comprimento do pêlo é importante para estimular a oleosidade natural da pele do cachorro. Isso pode amenizar a queda. Mas, lembre-se que não há solução pois é um fenômeno natural.

O uso da escova também vai manter o ambiente limpo, pois irá ajudar o corpo a expulsar os pêlos que ficam pendurados e entrelaçados nos outros.

Incluir a escovação do pêlo na rotina diária ou semanal do seu cachorro vai deixá-lo menos ansioso e estressado. Pois irá passar mais tempo com você e concordamos que massagens regulares da mamãe ou do papai são sempre bem vindas.

Por isso, não se desespere.

A troca de pêlo é natural e não pode ser evitada, mas você pode tornar esse processo muito mais tranquilo realizando a escovação.

Gostou da dica simples e prática? Me conte nos comentários se você costuma escovar o pelo do seu doguinho?

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 9 =

Cadastre-se e acesse nossa Revista Play Pet Digital

Fique atualizado sobre as novidades do mundo pet e todos os serviços a sua disposição.

Eu Aceito as Políticas de Privacidade.